quarta-feira, 19 de agosto de 2009

CRISE 2, "THE MISSION"

Fiz um texto há um tempo atrás onde coloquei que crise é bom, que é onde há uma produção maior, onde há uma introspecção maior, ou uma auto-avaliação mais aguda.
Aqui o caso não é só uma auto-avaliação aguda, mas sim uma auto-avaliação com relação ao "meu" cristianismo... Nisto ratifico aqui que não perdi fé, não esfriei, mas confesso que me senti diminuído neste "meu" cristianismo por causa de experiências que tive de umas 02 semanas para cá, confabulando, trocando idéias, absorvendo emoções durante relatos de experiências, tudo isto com os frades franciscanos da "Toca de Assis" (estes que são mais vistos no centro da cidade, vestidos de marrom, com uma corda na cintura contendo 03 nós perto de sua ponta), este "ministério" vive com o exemplo de cristão que Assis foi, voltando-se para o que Cristo fez, cuidar do próximo, principalmente o próximo menos abastado espiritualmente e fisicamente.
Alguns destes venderam tudo o que tinham, dividiram com os que possuíam menos, e hoje vivem para isto, para exatamente estes que possuem menos, dando o testemunho do Cristo habitado no amor pelo próximo, amor pela sua condição, amor de compadecimento...
Este amor que constrange,isto positivamente, pois não é esperado, negociado, não cobra para entrar em ação, é "free", e nisto tudo que acabei de relatar, estou aqui me remexendo as entranhas pelo abalo da descoberta de "meu pequenino cristianismo"...
Bondade explícita no semblante do rosto, amor transbordante no sorriso e nas palavras, e antes dos "puritanos de plantão" começarem a tacar pedras, e dizer que são idólatras, que adoram imagens, que adoram Maria, coloco aqui o seguinte:

"EM MOMENTO ALGUM OUVI QUALQUER NOME EXALTADO QUE NÃO FOSSE DO SENHOR JESUS CRISTO, QUANDO OUVI FALAR DE FRANCISCO DE ASSIS FOI PELO EXEMPLO DE VIDA DE IMITAÇÃO DE CRISTO, SÓ OUVI QUE VIVEM PARA O PRÓXIMO PELO EXEMPLO, MISERICÓRDIA E GRAÇA CONCEDIDA PELO SENHOR QUE É SOBRE TODOS OS SENHORES!"

Este é o discurso, e mais a ação por parte destes senhores, tive de me rever, o que já estava acontecendo há um certo tempo, ando muito angustiado com relação a esta "igreja superssanta", onde tantos falam ao mesmo tempo que deus colocou "em seu coração" coisas que contradizem o que "foi colocado no coração do outro irmão", nem sensibilidade de que precisam realmente de tratamento alguns possuem... e eu um dia ter de me formatar nesta igreja, pois até então "era o cristianismo certo", para poder levar outras pessoas para perto daquilo que considero bom, mas de que maneira? Coerência, mas com o quê, com o direcionamento de quem? O que falarei para uma pessoa que chega com sofrimento? Simplesmente falarei que pode ser que ela esteja em pecado, ou ela possuí algum tipo de possessão, ou foi mandinga? Renegarei eu ao meu Senhor? Colocarei que plenitude, felicidade, presença de Deus (esta aqui definida como aquela que pelo simples fato de possibilidade você já fica intimidado pela grandeza) só lá na Glória? No céu? Enquanto isso leio que este meu Senhor esteve aqui, foi pleno e cuidou o tempo todo de pessoas, nas suas angústias, nas suas doenças, respeitando, chorando com o sofrimento do outro, festejando com o sucesso do outro, exatamente o que estes senhores fazem, ou melhor, largaram tudo para fazê-lo, isto até aqui relatado não te lembra nada?
Atos 4: 32-37, todos se rendiam ao testemunho dos apóstolos, pois eles davam este testemunho com poder, justiça, muitos vendiam suas propriedades colocavam aos pés dos apóstolos, que dividiam com os que possuíam menos!
Estes senhores simplesmente vivem de acordo com um cristianismo primitivo sim, mas modernamente contextualizado neste mundo em que muitos, e cada vez mais muitos, estão necessitando NÃO DE UM MAGISTÉRIO VOMITANDO DOGMAS, E "JEITOS CERTOS" CRISTÃOS, MAS SIM DA SIMPLICIDADE DO MINISTÉRIO TERRENO DE CRISTO, QUE AQUI AFIRMO QUE JÁ VOLTOU! JESUS JÁ VOLTOU! MAS O ENTERRAMOS TÃO FUNDO EM NOSSO SER, COLOCAMOS TANTA DOUTRINA E DOGMA EM CIMA DELE QUE NÃO O ACHAMOS MAIS, A MESMA COISA NA IGREJA, ESTÁ TÃO ENTERRADO SOB TANTO CIMENTO, TERRA DOS TEMPLOS FARAONICOS QUE JÁ NÃO SE PODE SER ACHADO ...
E nisto vou refletindo para que minhas mensagens sejam para dar esperança, não fórmulas de vida, ontem ouvi uma frase de Dostóievski, um escritor que admiro muito (aconselho a lerem "Os irmãos Karamazov"), que reflete exatamente o que penso depois destas experiências:
_"MESMO QUE APARECESSE UM TEXTO QUE ATESTASSE QUE A NÃO EXISTÊNCIA DE JESUS FOSSE A VERDADE, MESMO ASSIM EU PREFERIRIA FICAR COM A MINHA MENTIRA..." (isto ele falou quando estava prisioneiro, creio que na Sibéria)

Aqui eu "melhoro" esta frase para meu contexto pessoal de crise:

_ "MESMO QUE APARECESSEM SIGNIFICATIVOS CAMINHOS PARA UM CRISTO SEM CRUZ, TOTALMENTE "LÁ" E NÃO ´"CÁ", ATESTANDO QUE SÓ LÁ TEREI PAZ, EU PREFIRO FICAR COM O CRISTO TERRENO QUE CUIDA, LIBERTA E SALVA, POIS ELE ESTÁ PRÓXIMO ELE ME VÊ DE PERTO E SABE QUE MINHAS LÁGRIMAS SAEM DE DENTRO DE MIM..."

A teologia que não serve para ser aplicada NÃO PRESTA, a teologia que não cuida e não gera bem estar NÃO PRESTA, a teologia que não faz o outro acreditar que pode ser feliz, que há esta possibilidade NÃO PRESTA, a teologia que não faz a igreja simplesmente ser "boa", NÃO PRESTA, esta é minha meta, e que Deus me ajude a formar uma igreja assim, que simplesmente ACOLHA em todos os sentidos os que sofrem.

Deus me ajude e abençoe à todos!!

ALEGRIA

Lembro-me uma vez em uma aula de literatura, era época do segundo grau, em que o professor perguntou se éramos alegres, infelizmente alguns disseram que não, foi quando ele retomou a palavra e disse:
_ “Espero que tenham respondido pelo pensamento de vocês, e não o que lhes foi dito que era necessário para ser alegre...”.
Fiquei pensando nisso algum tempo, fiquei imaginando a cena em que esta pergunta é feita para uma criança, ela não saberá o que responder, mas na hora em que dermos um sorvete para ela, a mesma dirá que sim! Com maior sorriso no rosto!!
Creio eu que somos meio desta maneira, nos moldamos ao que ser alegre depende daquilo que lhe é determinado externamente, creio que isto em parte é verdade, o ser humano é feliz na mesma proporção que tem seus desejos atendidos, sejam estes desejos físicos ou mentais.
Este estado de alegria também vai muito de encontro com a visão que temos de cada situação que passamos, mesmo esta sendo ruim, sem hipocrisia, e também é proporcional a distância em que colocamos esta alegria, ou o objeto que nos torna alegres...
Alguns também colocam que é proporcional ao esforço que fazemos para extraí-la, ou proporcional ao esforço que desprendemos no intuito de "ter" o objeto que nos trás alegria.
Nós temos como seres humanos diversas situações diárias que nos “testam” a extrair delas alegria ou não, ou seja, a maneira de como você encara cada situação diária, se estas o abatem, ou o animam.Um sábio disse que "a felicidade depende de como encaramos cada situação que nos é imposta, mesmo que esta situação seja a mais difícil de ser encarada"
Nós cristãos hoje não confundimos alegria com fuga da realidade, extraímos sim alegria das situações, pois penso eu, mesmo quando vemos alguma situação que deveria ser festiva, e nesta há contenda, não habitou ali a alegria, mas sim aquela determinada situação é uma fuga, não me engano que também na igreja tem muitas pessoas que não conseguem extrair alegria de situação alguma, que simplesmente esta falta de alegria é um chamado de atenção para si, mas creio eu que isso é curado com o amor que direcionamos a esta determinada pessoa, amor este bíblico, de compadecimento, de cuidado, respeito, mesmo que em algumas vezes tivermos de falar coisas até que desagradem esta pessoa, mas que seja para sua progressão.
É meio difícil de falar sobre alegria, pois brinco, amo, incentivo, elevo a moral, e comigo às vezes não consigo, continuo me falando que ainda não sou aquilo que realmente posso ser e com isso às vezes a alegria se esvai, mas Deus é tão bom que sempre renova esta situação, este "bom" que digo de Deus é que graças a Ele estou me conhecendo cada vez mais, e mesmo algumas vezes me vendo "nu", imperfeito, quando advém aquela "dor do âmago", "lá do fundo", ou como um professor meu fala: "muito profunda, prostática", por ter se encarado, encarado o pior do seu eu, Ele se mostra como o "Pai", este "Pai" amoroso que mesmo com isto tudo de mal vira-se para mim e diz:
_ "Vem e vê! Olha como meu filho fez, você é capaz de fazer até coisas maiores que Ele, mas lembre-se de que só por intermédio do cuidado com o próximo, é neste amor que Eu habito, é onde é a minha morada, é onde fica a minha Glória!"
Amigos com sinceridade peço que me desculpem, são tantas coisas para se falar deste tema, mesmo que as idéias contidas aqui não sejam muito claras, fiquem pelo menos com a máxima que deixo:
_ Alegria verdadeira é aquela que extraímos quando entendemos que devemos alegrar a Deus, levando este Deus através de atos de cuidado com os outros...

Que Deus os abençoe e guarde!