quarta-feira, 19 de agosto de 2009

ALEGRIA

Lembro-me uma vez em uma aula de literatura, era época do segundo grau, em que o professor perguntou se éramos alegres, infelizmente alguns disseram que não, foi quando ele retomou a palavra e disse:
_ “Espero que tenham respondido pelo pensamento de vocês, e não o que lhes foi dito que era necessário para ser alegre...”.
Fiquei pensando nisso algum tempo, fiquei imaginando a cena em que esta pergunta é feita para uma criança, ela não saberá o que responder, mas na hora em que dermos um sorvete para ela, a mesma dirá que sim! Com maior sorriso no rosto!!
Creio eu que somos meio desta maneira, nos moldamos ao que ser alegre depende daquilo que lhe é determinado externamente, creio que isto em parte é verdade, o ser humano é feliz na mesma proporção que tem seus desejos atendidos, sejam estes desejos físicos ou mentais.
Este estado de alegria também vai muito de encontro com a visão que temos de cada situação que passamos, mesmo esta sendo ruim, sem hipocrisia, e também é proporcional a distância em que colocamos esta alegria, ou o objeto que nos torna alegres...
Alguns também colocam que é proporcional ao esforço que fazemos para extraí-la, ou proporcional ao esforço que desprendemos no intuito de "ter" o objeto que nos trás alegria.
Nós temos como seres humanos diversas situações diárias que nos “testam” a extrair delas alegria ou não, ou seja, a maneira de como você encara cada situação diária, se estas o abatem, ou o animam.Um sábio disse que "a felicidade depende de como encaramos cada situação que nos é imposta, mesmo que esta situação seja a mais difícil de ser encarada"
Nós cristãos hoje não confundimos alegria com fuga da realidade, extraímos sim alegria das situações, pois penso eu, mesmo quando vemos alguma situação que deveria ser festiva, e nesta há contenda, não habitou ali a alegria, mas sim aquela determinada situação é uma fuga, não me engano que também na igreja tem muitas pessoas que não conseguem extrair alegria de situação alguma, que simplesmente esta falta de alegria é um chamado de atenção para si, mas creio eu que isso é curado com o amor que direcionamos a esta determinada pessoa, amor este bíblico, de compadecimento, de cuidado, respeito, mesmo que em algumas vezes tivermos de falar coisas até que desagradem esta pessoa, mas que seja para sua progressão.
É meio difícil de falar sobre alegria, pois brinco, amo, incentivo, elevo a moral, e comigo às vezes não consigo, continuo me falando que ainda não sou aquilo que realmente posso ser e com isso às vezes a alegria se esvai, mas Deus é tão bom que sempre renova esta situação, este "bom" que digo de Deus é que graças a Ele estou me conhecendo cada vez mais, e mesmo algumas vezes me vendo "nu", imperfeito, quando advém aquela "dor do âmago", "lá do fundo", ou como um professor meu fala: "muito profunda, prostática", por ter se encarado, encarado o pior do seu eu, Ele se mostra como o "Pai", este "Pai" amoroso que mesmo com isto tudo de mal vira-se para mim e diz:
_ "Vem e vê! Olha como meu filho fez, você é capaz de fazer até coisas maiores que Ele, mas lembre-se de que só por intermédio do cuidado com o próximo, é neste amor que Eu habito, é onde é a minha morada, é onde fica a minha Glória!"
Amigos com sinceridade peço que me desculpem, são tantas coisas para se falar deste tema, mesmo que as idéias contidas aqui não sejam muito claras, fiquem pelo menos com a máxima que deixo:
_ Alegria verdadeira é aquela que extraímos quando entendemos que devemos alegrar a Deus, levando este Deus através de atos de cuidado com os outros...

Que Deus os abençoe e guarde!

Nenhum comentário: