terça-feira, 1 de setembro de 2009

"ONE LOVE, ONE HEART..."

Tive acesso a uma informação histórica sobre Bob Marley, ele uma vez estava perto de fazer um show, aí sua casa foi invadida, ele levou tiros, e mesmo assim foi fazer o determinado show, mesmo convalescendo... Nisto foi interpelado sobre o porquê deste sacrifício, o mesmo disse:
_" Estas pessoas militam 24 horas sobre como tornar este mundo pior e mais violento, portanto não posso me dar ao luxo de não fazer o mesmo pela paz, e pelo amor..."

Fiquei pensando sobre este homem suas palavras e seu movimento, é estranho pois gostava das músicas, das letras, mas não sabia de seu engajamento, o que ficava é que era um bando de maconheiros, que queriam difundir somente a maconha e usavam a paz e a música para este fim.

O que está acontecendo com o cristianismo?
Não sei, sinceramente não sei...
Tem gente querendo dizer que teologia certa é aquela em que se acredita, é o estudo de Deus, mas "Deus" aqui se lê "o meu Deus", "O Deus da minha doutrina", esquece que teologia é praticada até por pessoas que não acreditam em Deus...
Misturam doutrina com teologia simplesmente para dizer que isto é certo, ou isto é errado...
O cristão que vem dizendo que é o certo, anda acabando com pessoas, e pior sem a menor formação, informação, conceitua "uma boa teologia" e uma "má teologia", aí fico com uma brincadeira que costumo dizer que em algumas igrejas se pratica a "boacumba", enquanto que nos terreiros se faz a "macumba", e no fim fazem o mesmo usando de artifícios para se atingir à Deus.
Praticamos o julgar simplesmente, e um julgar da pior maneira existente(...), de uma maneira acusadora, posando de certos e sem a mínima misericórdia do mestre que dizemos que seguimos, possuímos "one love, one heart" com o mestre (?), ou melhor, possuímos "um só amor, um só coração" com nosso próximo?
Respeitamos o outro? Fazemos como Jesus fez, nos colocamos ao lado, choramos, servimos? Exalamos o Rei?
Já ouvi várias vezes as palavras:
_"Ele foi tão humano, mas tão humano que nisto expressou sua divindade!"

Militamos 24 horas para que a paz reine? Para que o amor reine?
Outro dia ouvi uma entrevista do Antony Kieds, vocalista do Red Hot Chilli Peppers, que em determinado momento de sua vida só levantava da cama depois de usar heroína, decidiu partir para uma viagem pelo mundo, nesta foi parar onde o Dalai-Lama estava, este homem simplesmente viu o coração deste outro homem, angustiado, sofrido, sedento, simplesmente não disse nada só pegou a sua mão, depois o abraçou, e o conduziu em um "tour" pelo local onde estavam, lhe mostrando a natureza, lhe mostrando que o mundo ainda produzia paz através do simples tratamento humano (este humano em todos os sentidos da palavra).
Aí eu pergunto, o Jesus a quem seguimos nos deixou vários ensinamentos para seguirmos, várias posturas a serem seguidas, e o mais importante, sua paz, a paz que dizemos que "excede todo entendimento", mas então porque não a praticamos com o próximo? Usamos a desculpa de que o mundo "jaz no maligno", e não praticamos mais esta paz no amor de Cristo...
Venho escrevendo uma série de textos e cartas com relação a postura cristã, sei que não sou o maior e melhor cristão, mas juro que tento fazer o mais próximo daquilo que escrevo, queria que entendêssemos que possuímos o maior poder de todos, um poder que afeta o comportamento, ou melhor, um poder que faz o outro mudar suas atitudes e reações para melhor, por que então não investimos nisto? Por que simplesmente não investimos no cuidado para com o outro?
"One love, One heart...", fico pensando que cristianismo lindo é praticado por pessoas que nem parecem que estão próximas à Ele... e nós que dizemos que "estamos n'Ele, e Ele em nós" não fazemos a metade do que estes fazem...
Doutrina, dogma, isto só serve para segregar, voltemos para bíblia, sem sermos "bibliólatras", mas voltemos ao que Cristo fez, cuidou, amou.
Ouvi que o protestantismo uma hora cai em um vazio por falta da "tradição" (aqui lê-se sacramento, dogma), para mim, sinceramente o detalhe não é este, é quando usamos esta tradição para simplesmente excluir o outro, quando por exemplo fazemos a "Santa Ceia", estamos ali celebrando o que nosso salvador fez, celebrando sua memória, ao invés de explicarmos o porquê disto, simplesmente dizemos que temos de fazer por que é o que um cristão faz, e historicamente isto já foi motivo de guerra; se é transubstanciação, se é consubstanciação, isto realmente não interessa, o que interessa é que é uma celebração de um ato de amor, amor que não pediu nada em troca, que gera fé.
Tolerância é bem e dom de Deus, até para que os que não vêem este Deus, passem a vê-lo, sentí-lo, Ele é como o vento não se pode ver, mas se pode sentí-lo, e este sentir só vai "ser sentido", quando colocarmos algumas coisas de lado e praticar "um só amor, um só coração...", pois a tão falada "Glória de Deus" está manifesta neste momento, momento singular, de um toque de aperto de mão, de um abraço, de um sorriso, de um choro em conjunto com o choro do outro, no ouvir, no não segregar...
Que este amor passe realmente por você, que você receba e o propague sendo:

_ "One love, one heart!", como na música.
Deus os abençoe!!

2 comentários:

Viviana Carolina Mendez Rocha disse...

Muito legal seu blog! vai no meu, é www.vikamare.blogspot.com

fredigreja disse...
Este comentário foi removido pelo autor.