quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

"PARODEANDO D. HÉLDER CÂMARA II THE MISSION"

Todos os que aqui tem acompanhado meus textos e alguns de meus comentários via net sabem de minha admiração com relação ao cristianismo praticado por Francisco de Assis, D. Hélder Câmara, Madre Teresa de Calcutá, Dona Zilda Arns, e por causa disto meu cristianismo tem sofrido algumas críticas, principalmente por estas pessoas serem do ramo católico e eu de "berço" de fé protestante, nisto tenho ouvido que sou "ecumênico" "demais", que deveria rever minha avaliação, que isto... que aquilo...

Olha! Ouvia muito meu avô dizendo que o que é bom, é bom e pronto! Não tinha rótulo, nem cheiro, mas como tudo que é bom tem endereço certo, como por exemplo, bem estar para os que não possuem, progressão para a vida de outrem, isto tudo com uma pitada de um "não querer agradecimentos", provávelmente deve ter vindo do "endereço de Deus", este Deus em sua forma "in natura", aquela coisa do Cristo humano, que em sua humanização abraça e acolhe as dificuldades alheias e as sana...
Vôvô era sábio... e sigo algumas coisas que ouvia dele até hoje...
Outro dia vi o documentário sobre D. Hélder, "D. Helder o santo rebelde", ouvi uma frase sua que me marcou e me marcará para sempre:

_ "Os homens são muito pesados para serem carregados nas costas, hoje os carrego no coração..."

Na igreja há falta desta solicitude, desta condição de amor em compadecimento, nisto lembro de outra frase de vôvô, em que ele dizia que só conhecemos a pessoa depois que colocamos o poder nas suas mãos...
Me pergunto, juntando um raciocínio a outro:

"SERÁ QUE A IGREJA FICOU COM SUA VISÃO OBTUSA, SEM AMOR, POR CAUSA DA EMBRIAGUEZ QUE O PODER LHE CONCEDEU?"

Sem pestanejar posso dizer que sim, pois quando tentamos agregar situações positivas, exemplos de pessoas positivas, cristãos, certamente anjos que se relacionaram conosco, enviados de Deus, mas pelo "racha" que isto pode dar ao poder da igreja, não se aceita nem copiar o que é bom, ou pior copiam e dizem que a idéia é deles para que sejam mais idolatrados como santos, nenhum dos que citei acima nunca almejaram isto, simplesmente queriam servir como Cristo, mas como "é ecumênico demais" são jogados de lado na mais pura ignorância, ou propositalmente para não dividir o poder...

Ainda continuo com meu sonho, parodeando o sonho de D. Hélder, em que os ditos apóstolos e bispos enlouqueciam e pegavam suas fortunas e dividiam com os pobres, como no sonho dele em que o papa e a cúria havia enlouquecido e pego o dinheiro do banco do Vaticano e dado aos pobres...
Hoje faço um "upgrade" deste sonho, os ditos apóstolos e bispos ficam loucos, dividem suas fortunas com os pobres, mas também os reintegram a sociedade, como Cristo e estes citados o faziam, parodeando também palestra assistida, Deus desceu de sua Glória e se relacionou conosco, fez pessoas retornarem ao convívio social (leprosos), por que não podemos abraçar gente, cuidar realmente, sem o pensamento de dar esmola, mas também os "ensinar a pescar o peixe"??
Estes fizeram isto, D. Hélder tinha uma frase que refletia isto:

_ "Se falo do pobre sou santo, mas se falo da causa da pobreza sou comunista..."
Até quando não copiaremos o que é bom...
Se estes pensamentos são hereges, são caminho de minha exclusão deste ramo protestante do cristianismo, que seja, mas não posso negar nada do que tomei conhecimento...
Que reflitamos onde estamos colocando este Cristo, enterrado sob concreto de templos faraônicos, ou em nosso coração que quando uma pessoa apertar nossa mão possa sentí-lo...
Que Deus nos ajude!

Nenhum comentário: